40 quilômetros de percurso e uma conclusão: Porto Alegre tem muito ainda que se desenvolver para implementar as ciclovias, um trânsito ecológico e econômico para todos.
Dentre as dificuldades, estão a falta de espaço para o ciclista e a péssima pavimentação de ruas e ciclovias. Aliás, a recém ciclovia inaugurada na Av. Diário de Notícias (em frente ao Barra Shopping) está em situação crítica pois as retro-escavadeiras utilizadas nas construções próximas usam o espaço para trafegarem de um ponto ao outro da avenida. Um investimento jogado fora, pois terá que ser refeito posteriormente (assim se espera). Outro problema encontrado durante o trajeto é o calçamento na avenida Beira-Rio. Está horrível para pedestres e ciclistas. Metade da via está com buracos, ficando em pura terra.
Ciclovia da Av. Diário de Notícias - já não está a mesma da foto |
Problemas que devem ser analisados imediatamente já que se falam em ciclovias na avenida Ipiranga e demais lugares de Porto Alegre, tendo em vista que não há manutenção nem nas existentes.
Depois de ontem, percebi claramente que a bicicleta é um excelente meio de transporte, rápido e que faz muito bem para saúde. Para termos uma idéia, levei 40 minutos do centro da cidade até a zona sul da capital. Esse tempo não chega nem perto da 1 hora de stress e engarrafamento que leva um motorista que sai do centro para zona sul no período de final do dia. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário