Confesso que fiquei feliz por absolutamente 30 segundos e você já saberá o porquê. Hoje, foi assinado o contrato entre empresa ganhadora da licitação e o governo do estado para o transporte aquático ligando Porto Alegre a Guaíba. Os barcos farão a travessia na metade do tempo que se faz a bordo de coletivos (na maioria das vezes lotados). São 200 lugares, com ambiente climatizado, banheiros e parada diretamente nos centros das duas cidades. Se não fosse por um detalhe eu diria que isso seria maravilhoso para os trabalhadores que precisam se deslocar de Guaíba a Porto Alegre e que hoje só conseguem chegar até a Capital por meio de uma linha de ônibus, de uma empresa somente.
Mas o quanto ingênuo eu fui ao ficar feliz. Aí me veio a perigosa pergunta: vai custar quanto tudo isso? Ah meu amigo e minha amiga, apenas 0,50 centavos a mais do que um trabalhador-executivo, que ganha um salário suficiente para ir de Guaíba a Porto Alegre paga para uma viagem de ônibus direto-executivo (R$ 6,50). Para entender melhor o caso: a passagem de barco custará R$ 7,00 a unidade. Então para o trabalhador "comum" isso vai dar no final do mês em 364,00 reais, apenas. Mas todo o trabalhador comum se desloca entre essas cidades de ônibus executivo? NÃO. Ele paga R$ 3,80 com direito a banco sem estofado, sem ambiente climatizado e se tiver sorte chega em Porto Alegre em 1hora.
Para finalizar, não vou dizer que as coisas ficarão do mesmo jeito. Isto seria uma mentira. Agora os trabalhadores-executivos conseguirão chegar em Porto Alegre pela metade do tempo de antes. Já os trabalhadores "comuns" continuarão no mesmo lugar esperando o dia que a travessia do Guaíba seja realmente viável para TODOS e não para ALGUNS.
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