Um termo de cooperação entre a prefeitura de Porto Alegre e a Trensurb vai estudar a criação de outra linha do aeromóvel na Capital. Além da obra entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Salgado Filho, vai ser analisado o uso do transporte automatizado para a ligação entre o Centro Histórico e a Zona Sul.
De acordo com estudos preliminares, a linha teria aproximadamente 7,2 quilômetros, da Usina do Gasômetro ao Jockey Club, no bairro Cristal. Devem ser construídas 12 estações, na extensão das seguintes vias: Presidente João Goulart, Loureiro da Silva, Augusto de Carvalho, Edvaldo Pereira Paiva e Diário de Notícias, junto ao Guaíba.
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Aeromóvel experimental de Porto Alegre |
O investimento seria viabilizado através de uma Parceria Público Privada, com exploração do serviço por tempo determinado através de concorrência pública.
Conforme cálculos da Trensurb, o investimento para a linha é de cerca de R$ 20 milhões por quilômetro - R$ 144 milhões no total. Haveria, também, a necessidade de duas elevadas, uma para cada sentido de deslocamento.
Apenas para você ter uma referência, o custo inicial da construção do metrô de Porto Alegre será de R$ 2,5 bilhões com uma extensão de, aproximadamente, 15 quilômetros. Ou seja, se você reparou bem na notícia vai perceber que a proposta do aeromóvel, de tecnologia e fabricação brasileira, é notadamente mais barata e viável. Certamente você poderá pensar que o metrô transporta muito mais pessoas porém, com o "baixo" custo do aeromóvel não apenas a zona norte da cidade seria contemplada com a estrutura mas toda a capital.
Com informações de zerohora.com.br
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