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24 de abril de 2011

Aeroportos estão operando no limite hoje. E a Copa de amanhã, como fica?


 Não precisa ser nenhum analista formado pela FGV para saber que nossos aeroportos estão perto do colapso, antes mesmo de 2012. É rir para não se envergonhar. Para começo de conversa, caso você ainda não saiba, as companhias Webjet (ou Webjegue) e Azul estão operando no "antigo e ex-desativado" aeroporto Salgado Filho pois, por oferta da Infraero, rumaram suas bases para o "ex-desativado" local tendo em vista a falta de capacidade operacional e grande demanda de vôos do "novo aeroporto".

Só para exemplificar o quanto está complicada a situação, neste feriado viajei até Brasília. No Salgado Filho o vôo das 13h foi transferido para 18h e só decolei rumo ao destino às 18h40min. Na volta, mais 40min de atraso. Sem contar que na manhã deste domingo houve até tumulto por causa de dois vôos da companhia TAM com agressões físicas entre funcionários e passageiros.

Aí chega a pergunta do ano: e a Copa do Mundo? Porto Alegre será sede também deste evento global e suas estruturas já estão comprometidas. Como solução se fala em modernização do atual aeroporto e aumento da pista mas você já viu algo concreto acontecer além de estudos de viabilidade, que de fato são imprescindíveis?

2007. Esse foi o ano que o Brasil ficou sabendo que seria a sede da Copa. 2011. Nenhuma obra perto de ser concluída. Mas não se preocupe, somos brasileiros e temos o nosso amado e idolatrado salve, salve "jeitinho brasileiro". Vamos aos supostos jeitinhos:

1. Abertura ao capital privado nas obras públicas para dar uma "acelerada". Licitação? Não precisa, temos pressa e será um evento de suma importância para nação. Não é hora para pensar em burocracia.

2. Fechamento das principais vias para circulação livre de todas as delegações, turistas e outras pessoas importantes. Ou você acha que a delegação da França ficará presa na via Dutra ou o ônibus da Holanda ficará em algum engarrafamento na Ipiranga?

3. Liberação de bases aéreas para "escoamento" das aeronaves que trarão as equipes.

4. Suspensão ou cancelamento de vôos domésticos quando os horários estiverem próximos das chegadas ou partidas que envolvam vôos de delegações.




E você já sabe que estará fazendo nesse momento? Tenho algumas sugestões...

a) 

b)

c)






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