O Bus Rapid Transit é um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em vias específicas ou elevadas. Várias cidades do mundo, como Curitiba, Goiânia e Bogotá, adotaram o BRT como solução aos problemas viários no meio urbano.
No Brasil, Curitiba é a mais antiga e famosa cidade a implementar este sistema de transporte. Em Porto Alegre, já estão nas ruas os primeiros BRTs que fazem parte do plano de mobilidade visando a Copa do Mundo. Porém, na Capital gaúcha enfrentamos, no mínimo, dois problemas que necessitam de atenção:
1. Pouco espaço:
A cidade possui poucos pontos onde esses coletivos pudessem serem utilizados. Uma ótima sugestão seriam nos corredores de ônibus da capital, como por exemplo a 3ª Perimetral e Av. Protásio Alves. E aí entra um ponto que vai ao encontro da proposta do Município, denominada Portais da Cidade. A criação de estações que fariam essa integração entre coletivos comuns e os BRTs, dos bairros ao centro da cidade, reduzindo a quantidade de ônibus na zona central e o tempo gasto nos trajetos. Como consequência, a criação desses "portais" exigiriam obras de infraestrutura e certamente novas desapropriações. Talvez a única estação apta, atualmente, seria o Terminal Triângulo, na zona norte de Porto Alegre.
2. Utilização equivocada:

Bom ou ruim, só veremos no futuro. O importante é que eles já estão chegando na cidade e com as correções sensatas dos gestores e técnicos teremos um novo passo para o transporte coletivo na cidade, já que o sonho do metrô ainda levará alguns anos para se tornar realidade.
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